TITO
Sinopse
Frequentemente, os peritos não dão atenção suficiente à força da vontade humana. Se os seres humanos estiverem determinados a fazer alguma coisa, eles a farão, mesmo que todos os cálculos demonstrem que ela é impossível. — JOSIP BROZ TITO
Líder trabalhista, revolucionário dedicado, comandante guerrilheiro e estadista respeitado no Ocidente e no Oriente, o marechal Josip Broz Tito teve uma extraordinária carreira política, que atingiu o auge quando, já como presidente, repeliu as tentativas soviéticas de dominar a Jugoslávia, estabelecendo uma nova forma de socialismo para o país, e ao mesmo tempo mantendo uma posição de independência em relação às potências ocidentais.
Nascido em 1892, em uma família de camponeses da Croácia, Josip Broz percorreu quase toda a Europa exercendo o ofício de metalúrgico e participando de movimentos operários. Ferido em batalha durante a Primeira Guerra Mundial, foi feito prisioneiro do exército czarista e levado para a Rússia. Lá, participou da Revolução de 1917 e, ao retornar ao recém-formado Estado jugoslavo, estava firmemente decidido a pro¬mover uma revolução socialista em seu país.
As duas décadas seguintes ele as passou vivendo na clandestinidade e fugindo da polícia monarquista jugoslava. Duas vezes prisioneiro por suas crenças políticas, adoptou uma série de pseudónimos, entre os quais o de Tito, nome que o tornaria conhecido em todo o mundo.
Durante a Segunda Guerra Mundial, Tito formou um exército guerrilheiro — os partisans — para resistir à ocupação nazista da Jugoslávia. Estas forças patriotas enfrentaram incríveis dificuldades lutando ao mesmo tempo contra alemães, italianos e monárquicos. Mas, em 1944, eram responsáveis pela libertação da maior parte do território jugoslavo.
Tito reconstruiu seu país destruído pela guerra e enfrentou com sucesso a difícil tarefa de promover a unidade de uma nação profundamente dividida por diferenças étnicas, culturais e religiosas. Desenvolveu também um novo sistema político e económico, cujos resultados o transformaram em líder incontestável dos países não-alinhados, um caminho alternativo às nações jovens em desenvolvimento.

Anúncios