A escritora Maria de Lourdes Soares
A escritora Maria de Lourdes Soares

Foi inaugurada, na quarta-feira, a biblioteca da EB1/JI de Rio de Mouro n.º 2, numa festa cheia de leituras, de cor e de alegria. A convidada de honra foi a escritora Maria de Lourdes Soares, autora, entre muitos outros títulos, de «A Borboleta Leta», obra trabalhada pelas crianças de todos os níveis de ensino da escola e também do pré-escolar.

Alguns dos convidados da festa de inauguração

Alguns dos convidados da festa de inauguração

Estiveram também presentes o Sr. Presidente da Junta de Freguesia, Dr. Filipe Gonçalo de Faria Santos, o Dr. António Canelas, da Educa, a Dra. Raquel Camacho, da Divisão de Educação da Câmara Municipal de Sintra, o coordenador da biblioteca da escola sede do agrupamento, dois elementos do Conselho Executivo e vários representantes da empresa Multi Mall Management Portugal. Lembramos que foi esta empresa que patrocinou a biblioteca, oferecendo a pintura e decoração do espaço, todo o mobiliário e milhares de livros que muito enriqueceram o fundo documental da biblioteca. Aproveitamos por isso esta oportunidade para mais uma vez agradecer à Multi Mall Management Portugal, e muito especialmente ao Dr. Vítor Simões, pela excelente iniciativa, que decerto contribuirá para desenvolvimento das literacias dos nossos pequenos alunos e nos merece os maiores elogios como exemplo de envolvimento da comunidade e de responsabilidade social das empresas.

O cortar da fita

O cortar da fita

A festa iniciou-se com o acto simbólico de cortar a fita, protagonizado por um aluno do Jardim-de-infância e pelo Dr. Vítor Simões, da Multi Mall Management Portugal.

Teatro de fantoches

Teatro de fantoches

Após o cortar da fita, os alunos do pré-escolar brindaram o público com um fantástico teatro de fantoches, a partir da história da «Borboleta Leta».

Maria de Lourdes Soares

Maria de Lourdes Soares

Seguiu-se uma sessão de perguntas e respostas com a escritora Maria de Lourdes Soares, com a qual os alunos puderam satisfazer a sua curiosidade sobre a vida e a obra da autora.
A Dra. Maria de Lourdes ofereceu também à escola alguns dos seus livros e um magnífico abacaxi – o da «Borboleta Leta». Um muito obrigado pelos presentes e pela sua presença.

Leituras sobre a leitura

Leituras sobre a leitura

Logo depois, foram distribuídos a todos os presentes uns rebuçados muitos especiais. Para além do caramelo propriamente dito, cada um era acompanhado de um pequeno texto sobre os livros e a leitura, que foi lido em voz alta para todos.
No final, como não poderia deixar de ser, seguiu-se a sessão de autógrafos.
E foi este o retrato de um dia que por certo ficará na memória de muitos durante muito tempo.

Deixamos ainda aqui alguns dos trabalhos realizados pelos alunos da EB1/JI de Rio de Mouro n.º 2 a partir das obras de Maria de Lourdes Soares:

inauguracao-da-biblioteca-rio-de-mouro-2-021

inauguracao-da-biblioteca-rio-de-mouro-2-066

inauguracao-da-biblioteca-rio-de-mouro-2-063

Anúncios