O júri distrital já escolheu as obras para a segunda fase do Concurso Nacional de Leitura:
3º. Ciclo
O Sétimo Herói, de João Aguiar
O Visconde Cortado ao Meio, de Italo Calvino

Secundário
As Memórias de Branca Dias, de Miguel Real
O Carteiro de Pablo Neruda, de Antonio Skármeta

Como as que nos interessam são as duas primeiras, aqui ficam as respectivas sinopses:
O Visconde Cortado ao Meio
Sinopse:
Trata-se de um romance em que o real e o fantástico se fundem numa unidade perfeita, sendo evidente também um incontornável compromisso com o mundo contemporâneo, apesar de o autor ter afirmado que “não tinha a intenção de fazer uma alegoria moral, nem muito menos política.

O Sétimo Herói
Sinopse:
Jorge tem 18 anos, óculos, um estranho gosto pela leitura e uma grande timidez natural que se manifesta, sobretudo, perante as raparigas.
Ele e dois amigos formam o Clube dos Poetas Semi-Vivos, cuja bebida sagrada é o ginger ale. Sem limão.
Nada fazia prever que Jorge fosse empurrado para um mundo fantástico, onde ninguém usava óculos. E que nesse mundo tivesse de enfrentar enormes riscos, lutar com espada, com adaga, com lança, com o cérebro. Nada fazia prever que se transformasse num herói, coisa que jamais lhe passara pela cabeça.
No entanto, isso aconteceu — e aconteceu porque o espreitavam três pares de olhinhos verdes…

Em O Sétimo Herói é a lição de Tolkien que o autor procura seguir, envolvendo-se no campo da fantasia e construindo uma história que agradará certamente aos leitores mais jovens, sem deixar de ir ao encontro de todos aqueles que fizeram dele, João Aguiar, um dos autores mais lidos do actual panorama literário português.

_______________________________________________________________

Os alunos participantes na segunda fase do concurso terão os livros disponíveis na biblioteca logo após a interrupção lectiva do Carnaval.

A prova escrita, com duração de 1h30m + 30m de tolerância, realizar-se-á em Sintra durante a semana de 12 a 17 de Abril, em data, local e hora a comunicar posteriormente.

Anúncios