Na passada segunda-feira, como previsto recebemos na nossa escola o viajante Gonçalo Cadilhe, em mais uma actividade do projecto aLer+. Durante uma hora e meia, perante uma assistência de três turmas de 9.º ano que lotaram por completo a biblioteca, Gonçalo levou-nos com ele pelas memórias de algumas das suas viagens, num percurso de evasão que tão cedo não será esquecido por todos os que assistiram. Além de viajante profissional e escritor cativante, Gonçalo é também um excelente comunicador e deixou em todos a vontade de repetir o encontro.

Gonçalo começou por nos falar um pouco das suas viagens, mostrando fotos das casas que «possui» pelo mundo inteiro: locais onde pernoitou, em casas de amigos, no meio das mais fantásticas paisagens do planeta. Seguiu-se a animada sessão de perguntas, muitas delas suscitadas pela leitura da obra Turnée, e outras que foram surgindo espontaneamente.

A  meio da sessão, um grupo de três alunos declamou o poema «A Viagem», de Miguel Torga, que aqui reproduzimos, com acompanhamento musical

Aparelhei o barco da ilusão
E reforcei a fé de marinheiro.
Era longe o meu sonho, e traiçoeiro
O mar…
( Só nos é concedida
Esta vida
Que temos;
E é nela que é preciso
Procurar
O velho paraíso
Que perdemos).
Prestes, larguei a vela
E disse adeus ao cais, à paz tolhida.
Desmedida,
A revolta imensidão
Transforma dia a dia a embarcação
Numa errante e alada sepultura…
Mas corto as ondas sem desanimar.
Em qualquer aventura,
O que importa é partir, não é chegar.

Obrigado Gonçalo, até à próxima. E boas viagens…

Deixamos aqui um pequeno excerto do filme produzido (podes ver a sua versão integral na Biblioteca), onde destacamos o arranjo musical inicial da professora Isabel Palha, que deixou todos, e em particular o Gonçalo, encantados:

Anúncios