Continuamos a publicar os textos vencedores do concurso de escrita criativa.

Hoje é a vez da primeira menção honrosa na categoria 2.º ciclo

Os grandes segredos do Pai Natal

Ah, o Pai Natal, aquele velho engraçado de barbas brancas, tão bondoso e amigo…

Sabem, o Pai Natal vive lá longe, na Lapónia, onde tudo é branquinho e frio… Ele passa lá o ano inteiro, excepto as férias de Verão que é quando ele vai viajar. O Pai Natal já visitou muitos lugares, até ao Egipto ele já foi. Viu as múmias, as pirâmides e os tesouros achados. A pirâmide de que ele gostou mais foi a que tem o túmulo de Tutankhamon, mas andava ele lá dentro a passear de porta em porta quando ficou entalado. E como é redondinho, não conseguia sair. Quem teve de o ajudar foi o seu amigo e companheiro de aventuras, o Duende Faísca. Muito esforço ele teve que fazer para puxar o gorducho do Pai Natal que estava bem entaladinho. Ah, ah, ah!

Uma vez, foi passar férias à Califórnia, decidiu meter-se com os crocodilos e acabou por levar uma dentada no rabiosque. Por isso, teve que ir uns dias mais cedo para casa, porque o gorducho não aguentava de dores cada vez que se sentava. E ainda ficou sem os seus calções favoritos!

O Pai Natal também já foi a Paris. Ficou impressionado com a Torre Eiffel, quis subir até ao topo e depois para descer é que foram elas… Tinha vertigens e medo de cair pelas escadas! Que tonto!

Outra vez não se cansou de fazer tolices e decidiu que havia de ir ao Zoo ver as jibóias. Ah, que medo ele teve! Nunca mais lá quis ir nem sequer para ver as suricatas.

O Pai Natal também já foi acampar e que divertido que foi! Levava muitos tachos, panelas, um saco-cama e uma bela tenda, que lhe custou muito a montar. Divertiu-se muito, mas queixava-se um bocadinho à noite, porque não gostava de dormir no chão duro. Preferia dormir na sua cama fofa e na companhia da Mãe Natal.

Mas este velho amigo, o que ele gosta mesmo é de distribuir prendas e fazer as crianças felizes. Também se pode dizer que se aventura muito a entregar presentes. Uma vez decidiu fazer dieta, porque percebeu que já não cabia nas chaminés. Há tantas histórias para contar sobre o Pai Natal…

Sonhem com elas e boas festas! Ho, ho, ho…

Inês Silva, Nº 11, 6º1ª