Comemora-se no próximo sábado, dia 2 de Abril, o Dia Internacional do Livro Infantil. Para assinalar essa data, publicaremos todos os dias uma fábula. Hoje é a segunda:

O corvo e a raposa

 

E fama que estava o corvo

Sobre uma árvore pousado,

E que no sôfrego bico

Tinha um queijo atravessado.

 

Pelo faro àquele sítio

Veio a raposa matreira,

A qual, pouco mais ou menos,

Lhe falou desta maneira:

 

— Bons dias, meu lindo corvo;

És glória desta espessura;

És outra fénix, se acaso

Tens a voz como a figura!

 

A tais palavras o corvo

Com louca, estranha afoiteza,

Por mostrar que é bom cantor

Abre o bico, e solta a presa.

 

Lança-lhe a mestra o gadanho,

E diz: — Meu amigo, aprende

Como vive o lisonjeiro

A custa de quem o atende.

 

Esta lição vale um queijo,

Tem destas para teu uso.

Rosna então consigo o corvo,

Envergonhado e confuso:

— Velhaca! Deixou-me em branco,

Fui tolo em fiar-me dela;

Mas este logro me livra

De cair noutra esparrela.

(Trad. de Bocage)