Segundo o DN, as vendas de livros com trabalhos para férias disparam nesta época do ano. As editoras têm mais de cem títulos disponíveis e venderam 150 mil exemplares este ano. Segundo o jornal, é  cada vez mais comum, sobretudo no primeiro ciclo, os pais  comprarem um manual com atividades para  as férias: só a Porto Editora, a Areal Editores e a Lisboa Editora têm 171 títulos disponíveis que abrangem a matéria até ao secundário.

Esta tendência traduz a preocupação dos pais com os resultados escolares dos seus educandos, pois constitui uma forma de os ocupar, ao mesmo tempo que vão  desenvolvendo os hábitos de estudo e recuperando as aprendizagens não realizadas.  Sem nos determos na opinião de psicólogos e professores, e sem pormos em causa a decisão destes pais, parece-nos importante chamar a atenção para o livro, esse objeto que pode ser físico ou virtual, em suporte de papel ou eletrónico e que tão bem se casa com as férias, o lazer, a aventura.

Só por si, a leitura desenvolve  competências linguísticas, estimula a concentração, a imaginação, a compreensão do mundo e a perceção da realidade. Porque não simplesmente ler durante as férias e embarcar na evasão da leitura, sem fôlego, sem perda de tempo, apaixonadamente? Velhos policiais, livros de aventuras, livros leves com um enredo que nos envolve numa outra realidade.  Livros que nos fazem perder a noção do tempo.

Ficam aqui algumas sugestões de títulos misteriosos, a ler e não mais largar, para todas as idades.

 

Livros para as férias de VERÃO
ESTRAMBÓLICOS

De André Letria e José Jorge Letria

Este livro parece um jogo. Podes abrir as páginas ao acaso e ler o que encontras, sem conhecer a história que vem de trás. Só precisas de combinar as suas três diferentes partes, onde estão desenhadas pernas, antenas, cabeças ou braços de todos os tamanhos e feitios. E, a partir de 16 desenhos apenas, descobrirás 4096 estrambólicos: o Felpúdico, o Sapongo, o Gaguménio, o Cacólas…

 

Livros para as férias de VERÃO

TEODORA E A ESPADA LENDÁRIA

De Luísa Fortes da Cunha

Ela já viveu tantas aventuras que até já podia ensinar uns truques ao Harry Potter, se este visitasse o Mundo Paralelo. Teodora, a menina açoriana que, aos 12 anos, se transformou numa fada e habita agora num universo fantástico, está de volta. Neste 13º livro, a heroína tem de salvar a irmã Gisela e de enfrentar inimigos poderosos no distante Japão, com a ajuda de espadas mágicas e de fadas samurai. Pelo meio, ensinar-te-á a jogar sudoku.

 

 

Livros para as férias de VERÃO

O LIVRO DA SELVA

De Rudyard Kipling

Quem é que não conhece o filme da Disney sobre Mogli, o menino criado na selva pela pantera Baguera e o urso Balu, e perseguido pelo tigre Shere Khan? Nestas férias, aproveita para conhecer o livro que lhe serviu de inspiração. Originalmente publicada em 1894, esta fábula maravilhosa mostra os conflitos entre o Homem e a Natureza, e narra a verdadeira história de Mogli. Vais adorar.

 

Livros para as férias de VERÃO

O SÍMBOLO DA PROFECIA MAIA

De Mafalda Moutinho

Viva o México! Os primos Ana, Maria e André recebem uma mensagem eletrónica enigmática. Acreditando que a amiga Beatriz foi raptada, partem para este país sul-americano em busca de pistas. Através das ruínas arqueológicas de Chichen Itza, das pirâmides de Uxmal ou dos templos de Tulum, conhecem sacerdotes e heróis locais. E descobrem que há tesouros a descobrir e uma maldição a recear…

Ler mais: http://visao.sapo.pt/livros-para-as-ferias-de-verao=f610623#ixzz36Qv22nbX

 

 

 

Para ler no iPad, tablet ou telemóvel, há inúmeros sites com livros digitais gratuitos que é possível descarregar.

 

Plano Nacional de Leitura

Nativos digitais

 Boas férias!